Sexta, 30 de setembro de 2016

Minas de tantos geraes

Sete fotógrafos e quatro redatores reúnem o maior e mais diversificado acervo de informações e imagens já publicado sobre a riqueza e a beleza dos patrimônios histórico, cultural e natural do estado mais mineral do país

redacao@revistaecologico.com.br



font_add font_delete printer

Organizado pelo jornalista Cézar Félix, da Veredas Editora, co-assinado pelos seus colegas Silvia Laporte e Fernando Calais, o segundo volume do livro “Minas de Tantos Geraes” foi lançado com mineira pompa e circunstância na última lua nova de agosto, no Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau), no conjunto cultural da Praça da Liberdade, em BH. Patrocinada pela empresa por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a publicação contempla 320 páginas com textos em inglês e ensaios fotográficos que reúnem 220 imagens inéditas e exclusivas do Estado. É de encher os olhos e emocionar os corações mais reticentes.

Com muita informação, poesia e beleza juntas, o livro foi distribuído a 500 escolas da rede estadual de ensino da Região Metropolitana, bem como às prefeituras e instituições do mundo empresarial, cultural, artístico e ambiental do Estado, como fonte privilegiada de leitura, pesquisa e multiplicação da consciência ecológico-preservacionista.

É o que você confere aqui, caro leitor, de maneira sintetizada, neste ensaio cujas fotos foram difíceis de serem escolhidas, em meio ao maravilhamento que elas provocam.

Confira!

Fique por dentro

Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. E utiliza recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Marca também a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais.

O museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e, desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo.

O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, na capital mineira, e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha. Tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão de qualidade do patrimônio cultural.

 

Vale da Babilônia - Imagem: Marcos Amend

 

Rio Pandeiros, em paisagem do sertão no norte de Minas, município de Januária - Imagem: Tom Alves

 

O velho fogão a lenha no interior mineiro - Imagem: André Dib

 

Povoado de Capivari, distrito do Serro; ao fundo, o Pico do Itambé, na Serra do Espinhaço - Imagem: Jean Yves Donnard

 

Cena típica: café, fogão e cavalo na janela - Imagem: André Dib

 

Capela de Santa Quitéria, Catas Altas - Imagem: Tom Alves

 

Igreja de São Francisco de Assis, obra-prima de Niemeyer e símbolo maior de BH reconhecido pela Unesco - Imagem: Eduardo Gontijo

 

Site:

www.mmgerdau.org.br

 

Saiba mais

www.revistasagarana.com.br

www.facebook.com.br/revistasagarana

Instagram: @revistasagarana

cezarfx@veredaseditora.com.br

Telefones: (31) 3344-2245 ou (31) 99951-3380.

 

 

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentario cadastrado

Escreva um novo comentário
Outras matérias desta edição