> Edições Anteriores > Em quem votaremos? > CÉU DE BRASÍLIA

Domingo, 30 de setembro de 2012

Céu de Brasília

Notícias sobre política ambiental

Vinícius Carvalho - redacao@revistaecologico.com.br



font_add font_delete printer
Arte: Ecológico

Arte: Ecológico

Ética animal

Ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) estabeleceu novas normas para as Comissões de Ética no Uso de Animais (Ceua) em pesquisas no Brasil. O texto prevê que toda instituição que crie ou use cobaias para fins de estudo ou ensino deva criar no Concea uma comissão credenciada com pelo menos cinco membros entre veterinários, biólogos, professores, pesquisadores e um representante de entidade protetora dos animais.

Emissões da Copa

A Copa do Mundo de 2014 vai resultar na emissão de mais de 11 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente, de acordo com estudo divulgado pela consultoria Personal CO2Zero. A quantidade equivale a 46.946 hectares de floresta para sequestro futuro de carbono, - cerca de 34,5% do Pantanal -, ou ao consumo de energia de 181.254 domicílios brasileiros pelo período de um ano.

Terras para estrangeiros

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara encaminhou Projeto de Lei que regulamenta a compra de terras brasileiras por pessoas e empresas estrangeiras. O texto veda a aquisição de imóveis rurais por ONGs com sede no exterior ou cujo orçamento anual seja proveniente, na sua maior parte, de uma mesma pessoa física estrangeira ou empresa fora do Brasil. 

Vida ameaçada

Cinco espécies brasileiras de animais estão entre as cem mais ameaçadas de extinção do planeta, avisa a Sociedade Zoológica de Londres. As espécies brasileiras incluem o macaco muriqui-do-norte (Brachyteles Hypoxanthus), o pássaro soldadinho-do-Araripe (Antilophia bokermanni), duas borboletas (Actinote zikani e Parides burchellanu) e uma espécie de preá (Cavia intermedi).

Coleta seletiva

Dos 5.553 municípios brasileiros, apenas 766 realizam coleta seletiva de lixo. A informação consta da pesquisa Ciclosoft 2012, lançada pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre). O levantamento considera que o município realiza coleta seletiva quando pelo menos 10% da população faz a seleção do lixo e existe um trabalho de reciclagem, porta a porta ou por cooperativa.

Incêndios florestais

Nos primeiros dez dias de setembro, mais de 24,5 mil focos de incêndio foram identificados no país. É um número 62% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Até agora, os satélites do Inpe já mapearam mais de 101,6 mil focos de incêndio no Brasil.

Pesca ilegal

O Ministério da Pesca e Aquicultura deve concluir até o fim do ano o plano nacional de prevenção e repressão à atividade pesqueira ilegal. Preparado em parceria com o Ibama, a Polícia Federal e a Marinha, o texto prevê esforço concentrado nas áreas do país onde a pesca ilegal é crítica.

Incêndios florestais II

Pelo menos 16 unidades de conservação (UCs) federais pegaram fogo em setembro. Os casos mais graves são os dos parques nacionais da Serra da Canastra, em Minas, e do Araguaia, no Tocantins, além das UCs que ficam ao longo da BR-163 (Cuiabá-Santarém). Entre elas, a Reserva Biológica da Serra do Cachimbo e a Floresta Nacional de Jamanxim.

Raio X

O desmatamento na Amazônia Legal caiu 17% entre primeiro de janeiro e 15 de agosto de 2012 na comparação com o mesmo período de 2011. As informações são do sistema de detecção do desmatamento em tempo real, o Deter. A devastação passou de 1.485,66 km² de floresta no ano passado para 1.232,75 km² neste ano, recuo de 252,91 km².

Outro lado

Apesar do bom resultado, o Greenpeace alerta: se comparado apenas o mês de agosto deste ano com o de 2011, a curva muda. Enquanto 163,35 km² de floresta foram derrubados em 2011, em agosto deste ano o índice pulou para 522,35 km². Ou seja, um aumento de mais de 200%.

Compartilhe

Comentários

Nenhum comentario cadastrado

Escreva um novo comentário
Outras matérias desta edição