> Edições Anteriores > O poder da mídia > NATUREZA MEDICINAL

Quarta, 28 de novembro de 2012

Crajiru contra a anemia

"Crajiru (Arrabidea chica) é uma planta de origem amazônica, mas me dei com ela em pleno sertão"

Marcos Guião* - redacao@revistaecologico.com.br



font_add font_delete printer

"Crajiru (Arrabidea chica) é uma planta de origem amazônica, mas me dei com ela em pleno sertão" - Foto: Marcos Guião

Existem plantas medicinais que chegam ao nosso conhecimento de maneira estranha e até bizarra. Foi o caso do Crajiru (Arrabidea chica), uma planta de origem amazônica, mas que me dei com ela em pleno sertão. Tudo teve início durante uma viagem lá em Barra da Ilha, vila perdida nas proximidades do Rio São Francisco em meio ao sertão roseano. Durante almoço numa fazenda, me chamou a atenção a figura de um homem carpindo zelosamente o roçado ao redor do avarandado da casa.

Indagando, fiquei sabendo que ele vinha de uma família de 12 filhos, antigos moradores que haviam habitado uma tapera nas proximidades. Apresentou-se ao mundo surdo e mudo desde nascença, se fazendo entender poucamente por sinais e somente beirando os 60 anos é que conseguiu comprovar sua existência com a tiração de documentos. Uma carapinha já manchada de branco e um tufo de barba rala dependurada no queixo, compunham seu rosto de olhar fugidio e um inseparável cigarro de palha mastigado em meio aos poucos dentes escurecidos pelo fumo forte e fedorento.


LEIA TAMBÉM:

Lima-de-bico: rica em vitamina C 

O açafrão sai da cozinha e vai pra farmácia 


Morava na fazenda realizando algum serviço de capina, debulhando milho ou varrendo a casa, sempre descalço e encorcundado. Fascinado por sua história de vida, aos poucos me aproximei e depois de alguma resistência, finalmente ganhei uma careta parecida com um sorriso. A partir daí sempre se achegava puxando assunto dentro de nossas acanhadas limitações de comunicação. E foi assim que “Geraldo Mudo” me levou pra conhecer os campos e quintais de um cerrado bruto daquelas paragens.

Ao explorar o enorme quintal da sede, ele me apontou um arbusto com aspecto de cipó, crescendo encostado numa goiabeira antiga. Era o Crajiru, também conhecido como Pariri, com suas folhas de cor verde escuro, sem cheiro. Perguntei a dona da casa e ela me disse que a muda tinha vindo de uma tia moradora de Rondônia, onde por lá as folhas eram usadas para tratamento de inflamação de qualquer espécie, mas principalmente de garganta e também na fazeção de banho de assento nos casos de “escorrimento”. Anotei o nome, colhi umas folhas e me fui no mundo. Daí uns tempos, aprofundei minhas pesquisas e fiquei sabendo de suas muitas outras propriedades.

Existem evidências de que ela tem ótima ação antitumoral, com indicação também para todos os tipos de anemia. Além disso, ele age ainda como regulador do sistema digestivo, acalmando as cólicas intestinais, diarreias, disenterias e colites. O melhor é preparar o chá do Crajiru com as folhas já secas, colocando o equivalente a umas 10 folhas em meio litro de água, tomando durante todo o dia. Você vai tomar um chá de paladar suave e com uma linda cor avermelhada. Inté a próxima lua!

Saiba mais:

w​ww.natu​reza​dose​rtao​.com​.br

(*) Jor­na­lis­ta e consultor em plantas medicinais.

 

Compartilhe

Comentários

Revista Ecológico

Olá, Ana Rita! Nesse link estão listadas feiras orgânicas do Rio de Janeiro. Quem sabe, você encontra crajiru nesses lugares. http://www.greennation.com.br/pt/dica/153/Equipe-GreenNation/Feiras-de-Org-nicos-no-Rio-de-Janeiro


ANA RITA DOS SANTOS SILVA

boa tarde, minha mãe vem lutando com uma anemina profunda, gostaria muito de obter essa erva crajiru mas não sei como encontra-la no Rio de Janeiro.


Fátima

Tenho essa planta na minha casa, moro em S.Paulo Capital. Sempre que podo eu lavo, deixo secar e armazeno em vidros para dar a quem precisa.


Gedel

estou necessitando com urgência de uma muda ou semente. Por favor me informe como conseguir


LEENE

Tive o privilégio de conhecer essa planta no Maranhão e de imediato trouxe para Brasilia. E quem precisar posso ceder um galho que pega facilmente. Acredito nessa planta, pois já ouvi ótimos relatos a seu respeito.


Fabiana

Muito bom esse chá é ótimo pra tudo, minha mãe conseguiu com meus avós, eles tem um sitio no amazonas e me mandaram via correio para a Curitiba por que aqui não vende. Recomendo.


maria

voces encontram o pariri que e a mesma planta cajiri em minas com berenita fone 31-30420866


zanalia carneiro

Também estou em busca de sementes desta planta. Se puder me ajudar agradeço. Envio o endereço por email se alguem se dispor a enviar as sementes. Obrigada.


Esther Franco Duarte

Boa tarde. Minha amiga que já morou em Rondônia sempre me falou do CRAJIRU mas não tinha mudas. Um dia falando com uma senhora que foi missionária na Amazônia ela nos disse: eu tenho o crajiru plantado em casa, trouxe de lá. Agora já ganhamos as mudas e plantamos, ela disse que pega muito fácil e estou acompanhando e regando todos os dias.... espero logo ter sementes para enviar a quem precise, ou melhor, posso pedir para a senhora que me deu que guarde sementes a quem possa interessar !


luiza

COMO FAÇO PARA COMPRAR UMA MUDA, EM MATO GROSSO SE CHAMA LEVANTA DEFUNTO! E VERDADE???????PRECISO UMA MUDA... OBRIGADA


Erika

como adquirir esta planta? Tenho boas referências sobre ela e necessito urgente. Gostei da matéria.


Suely

Boa tarde, gostei muito de conhecer essa planta, mais como faço para adquirir?


Escreva um novo comentário
Outras matérias desta edição