> Notícias

Fossa verde é alternativa para tratamento do esgoto


font_add font_delete printer
Bananeiras e outros tipos de alimentos podem ser plantados sobre a estrutura da fossa verde - Foto: Reprodução

Bananeiras e outros tipos de alimentos podem ser plantados sobre a estrutura da fossa verde - Foto: Reprodução

23/03/2012 - por Cristiane Mendonça - Revista ECOLÓGICO

Dar uma destinação ambientalmente correta ao esgoto doméstico e ainda reutilizá-lo no plantio de alimentos. A ideia pode soar estranha, mas tem apresentado ótimos resultados na cidade de
Madalena, sertão do Ceará.

O projeto “Fossa Verde” - fruto da parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) - consiste na criação de fossas, que ao contrário das tradicionais, não contaminam o solo. O repositório ambientalmente correto é feito de alvenaria impermeável e tem no interior uma pirâmide de tijolos onde concentra o esgoto. Fora dessa estrutura, são colocados entulhos e cascas de coco recobertas por uma camada de terra. Os dejetos ficam retidos na estrutura piramidal e a água é drenada por tijolos furados. O líquido passa por um processo de tratamento e pode ser utilizado para irrigação de hortaliças.

Os alimentos plantados sobre a fossa verde foram analisados pela UFC e os dados comprovaram não haver contaminação.

O projeto está sendo implantando numa região, que de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), tem apenas 7% das residências atendidas pela rede de esgoto.

O custo para instalar uma "Fossa Verde" é, em média, R$ 450,00 – valor considerado viável pelos pesquisadores envolvidos no projeto. Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que realiza visitas técnicas regulares aos assentamentos, estima-se que a cada quatro anos seja necessário remover a terra das fossas verdes para retirada da parte sólida do esgoto.

Veja fotos da implantação de uma
fossa verde

 

Confira a reportagem exibida no Jornal Nacional:

Fontes: Espaço do Produtor, Hidrosed e G1


LEIA TAMBÉM:

Dia Mundial do Banheiro

O esgoto nosso de cada dia

 


Compartilhe




Outras Notícias