> Notícias

Parque Serra Verde divulga programação de trilhas para 2017


font_add font_delete printer
O segundo maior parque de Belo Horizonte já tem programação completa de ecoturismo para o primeiro semestre

O segundo maior parque de Belo Horizonte já tem programação completa de ecoturismo para o primeiro semestre

19/01/2017

Parque Estadual Serra Verde (PESV) está localizado em Belo Horizonte e possui área de 142,02 hectares, sendo o segundo maior parque da capital, menor apenas que o Parque Municipal das Mangabeiras. 

A reserva tem grande importância na conservação dos recursos naturais da região. As diversas nascentes existentes em sua área são fundamentais para a manutenção do sistema de lagoas que a região possui, além de fazer parte da cabeceira do Córrego Isidoro. O parque é um importante fragmento de área verde na malha urbana da cidade proporcionando melhor qualidade de vida à população. Além disso, tem função de servir como refúgio e local de alimentação e reprodução de espécies nativas.
 

O Serra Verde destaca-se no Sistema de Áreas Protegidas que está surgindo no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte e é uma área fundamental para a conservação da biodiversidade.

Aberto à visitação, a reserva faz programações de trilhas guiadas. Confira abaixo a programação do 1º semestre de 2017:

Calendário:

12/01 (18:40-21:40) - Trilha Noturna

04/02 (08:30-11:00) - Trilha dos Rastros

11/03 (08:30-11:00) - Trilha da Água

01/04 (08:30-11:00) - Trilha Trekking

06/05 (08:30-11:00) - Trilha do Solo

03/06 (08:30-11:00) - Trilha dos Bichos

 

Sobre as Trilhas:

- Trilha Trekking Caça às Galhas: Há sempre uma nova forma de se realizar uma caminhada e o trekking é uma maneira de se trilhar conciliando aprendizado e diversão. Vamos à “caça as galhas”, estruturas pouco conhecidas mas muito diversas na Natureza e no Parque. O objetivo é introduzir noções desta modalidade esportiva e apresentar as fascinantes estruturas das galhas.

 

- Trilha dos Rastros: Os mamíferos, são animais de difícil visualização. Uma maneira interessante de descobrir se existe a presença do animal nas florestas é a busca por pistas, como pegadas, trilhas e tocas. O objetivo da trilha é apresentar aos participantes a fauna local através de pistas deixadas pelos animais no ambiente.

 

- Trilha do Solo: Nesta trilha vamos falar sobre o solo - valioso e frágil recurso natural, do qual dependem não apenas a biodiversidade, mas também os recursos hídricos e a própria sobrevivência do homem. Ao longo da caminhada o visitante poderá conhecer, com o auxílio de materiais e demonstrações, um pouco mais sobre o solo: seu nascimento, seus horizontes formadores, a diferença entre áreas com solos degradados e aquelas onde ele está preservado, como ocorre tal degradação e como isso afeta tanto os ambientes naturais quanto os urbanos.

Parque Estadual Serra Verde em Belo Horizonte

Imagem: Lília Borges

- Trilha Noturna: Os animais brasileiros, em sua maioria , são discretos e pouco vistos, com maior período de atividade durante a noite. Por isso a equipe do Serra Verde realiza, trimestralmente, a caminhada noturna. O objetivo é apresentar aos participantes a fauna noturna e a dinâmica da vida selvagem durante este período.

 

- Trilha da Água: Trilha conduzida pela Dona Cristalina, que com sua sabedoria e carisma apresenta as águas do PESV para os visitantes e chama a atenção para importância de se preservar o valioso recurso líquido. Atividade ideal para levar as crianças!

 

Aviso importante: Vale ressaltar que toda  visitação está sendo realizada somente nas áreas públicas no interior do Parque Estadual Serra Verde, ficando excluídas de uso as áreas particulares ainda não regularizadas da UC.

 

Recomendações:

Trazer água, usar calçado fechado, chapéu/boné, calça comprida e usar filtro solar.

Lanterna, em casos de trilha noturna.

 

Contato: (31) 3455-5266 / peserraverde@meioambiente.mg.gov.br

 

Como chegar:
Após pegar a MG-10 (sentido Aeroporto de Confins), sair para a via marginal na Saída 13 e fazer o retorno por cima do viaduto indo no sentido ao Bairro Serra Verde. Assim que finalizar a travessia do viaduto, entrar no bairro pela primeira rua à esquerda. No semáforo, virar à esquerda e subir a via principal do bairro (Av. Leontino Francisco Alves). Após um semáforo e uma rotatória, entrar a direita na Rua João Batista Fernandes. A Associação do Bairro, onde funciona a gerência do Parque, se situa logo no primeiro quarteirão após Escola Estadual Míriam Brandão (referência de esquina da rua).

 

Endereço

Localização da Sede Administrativa
IEF - Sede Administrativa do Parque Estadual Serra Verde
Endereço: João Batista Fernandes, 85 - Serra Verde
CEP 31.630-340 – Belo Horizonte – MG

 

Saiba mais:

www.facebook.com/PESerraVerde

 


LEIA TAMBÉM:  

Novas espécies de mamíferos são descobertas no Parque Serra Verde

Nova espécie de mamífero é vista no Parque Estadual Serra Verde

 Parque Estadual Serra Verde registra mais uma espécie rara na Região Metropolitana de Belo Horizonte

 


Compartilhe




Outras Notícias