> Notícias

Cursos abertos no Portal da Capacitação para Gestão das Águas


font_add font_delete printer
Para os cursos EaD as vagas são ilimitadas durante o período de inscrição. Imagem: Reprodução/ANA

Para os cursos EaD as vagas são ilimitadas durante o período de inscrição. Imagem: Reprodução/ANA

Inscrições para as capacitações à distância terminam no dia 26 de julho.

 

14/07/2017 

Até o dia 26 de julho, o Portal da Capacitação para Gestão das Águas, da Agência Nacional de Águas (ANA), estará com inscrições abertas para quatro novos cursos em português e na modalidade de ensino a distância (EaD).

São eles: Gerenciamento Integrado dos Recursos Hídricos no Nordeste, Gestão Territorial para Recursos Hídricos com Software Livre para Código Aberto, Introdução ao Manejo da Irrigação e Monitoramento da Qualidade da Água em Rios e Reservatórios. Para os cursos EaD as vagas são ilimitadas durante o período de inscrição.

Já para o curso semipresencial e em espanhol sobre Governança da Água na América Latina o prazo para inscrições termina na próxima quarta-feira (19/07). No total serão oferecidas 30 vagas. Para participarem os interessados passarão por seleção. Outros cursos também estão com inscrições abertas no Portal da Capacitação para Gestão das Águas.

 

Sobre os cursos EAD:

Gerenciamento Integrado dos Recursos Hídricos do Nordeste
Aberto para toda a sociedade, o curso tem carga de 20 horas e busca ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o gerenciamento dos recursos hídricos nordestinos, considerando as particularidades da região em termos de disponibilidade de água.

Gestão Territorial para Recursos Hídricos com Software Livre para Código Aberto
Voltado para profissionais que atuam em órgãos do setor de recursos hídricos. Durante as 40 horas previstas, os participantes aprenderão a analisar os dados geográficos para gestão territorial de recursos hídricos por meio do uso de software livre. O conteúdo também enfatiza o uso de ferramentas de geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Introdução ao Manejo da Irrigação: Como, Quando e Quanto Irrigar
Com carga de quatro horas, o curso de busca capacitar irrigantes sobre o manejo da atividade com foco na conservação e no uso racional da água a partir da redução de perdas e aumento da eficiência da irrigação.

Monitoramento da Qualidade da Água em Rios e Reservatórios
Direcionado para profissionais de órgãos do setor de recursos hídricos, o curso tem 40 horas. A capacitação busca aplicar os conceitos e ferramentas de monitoramento de qualidade de água em rios e reservatórios segundo a Política Nacional de Recursos Hídricos e demais normas relacionadas.

Governança da Água na América Latina
Também será realizado em espanhol, mas na modalidade semipresencial. A capacitação terá 40 horas EaD e 24 horas presenciais em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, de 27 a 29 de setembro. Realizada pela ANA, Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); a capacitação busca apresentar boas práticas de gestão integrada de recursos hídricos, discutir estratégias utilizadas pelos países latino-americanos para alcançar uma boa governança das águas doces e estimular o intercâmbio de experiências entre os gestores de água da América Latina.

 

 

Portal da Capacitação para Gestão das Águas

No Portal da Capacitação para Gestão das Águas, além dos cursos, está disponível o ConheceRH, acervo educacional sobre água da ANA. Nele os alunos poderão acessar os materiais didáticos de cada capacitação da Agência a qualquer momento. Antes, os materiais só podiam ser consultados durante o período das atividades de cada curso.

Na página também estão disponíveis publicações sobre temas diversos relacionados aos recursos hídricos, entre outros conteúdos. Os internautas podem, por exemplo, acessar os oito cadernos de capacitação produzidos pela Agência Nacional de Águas para tratar de temas diversos, como: cobrança pelo uso de recursos hídricos, comitês de bacias hidrográficas, agências de água, outorga de direito de uso de recursos hídricos, entre outros.

 

Capacitação

Segundo a Lei nº 9.984/2000, que criou a ANA, cabe à Agência estimular a capacitação de recursos humanos para a gestão de recursos hídricos. Nesse sentido, a instituição realiza capacitações para as entidades que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e para toda a sociedade brasileira. O objetivo dos cursos é estimular a conservação e o uso sustentável da água, além da participação cidadã na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos.

Assista à animação sobre os cursos realizados pela Agência.

 

Fonte: Raylton Alves/ASCOM/ANA


Compartilhe