> Notícias

Vídeos ensinam sustentabilidade para crianças


font_add font_delete printer
Vídeos estão disponíveis em português, espanhol e inglês no canal da Unesco no YouTube. Imagem: ODS/Reprodução

Vídeos estão disponíveis em português, espanhol e inglês no canal da Unesco no YouTube. Imagem: ODS/Reprodução

Governo federal e Unesco lançam material sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

 

14/07/2017 

Como falar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para crianças? Educadores do ensino fundamental de todo o país agora tem à disposição oito vídeos explicando o que são nove dos 17 ODS.

O material foi lançado nesta quinta-feira (13/07), em Manaus (AM), pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em parceria com os ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Educação (MEC). A iniciativa foi realizada no contexto do marco internacional dos ODS e da Agenda da Educação 2030, compromissos assumidos pelo Brasil e por diversos outros países em 2015.

Em cada um dos vídeos, a explicação é apresentada por crianças. Também está disponível a publicação “Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — Objetivos de Aprendizagem”, sobre os todos os ODS. A ideia é aumentar a conscientização da comunidade escolar sobre a importância da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

O material também está disponibilizado nas versões em português, espanhol e inglês no canal da Unesco no Brasil no YouTube.

 

Tela Verde

A série de vídeos fará parte da 8ª Mostra do Circuito Tela Verde, mostra promovida pelo MMA com o objetivo de divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social, por meio da produção audiovisual.

A ideia de identificar as metas dos ODS relacionados com a Educação Ambiental do Brasil e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) surgiu em 2016, quando especialistas sentiram falta de material audiovisual que tratasse dos temas dos ODS para crianças de 7 a 11 anos. Foram, então, selecionados nove dos 17 ODS, cujas temáticas são passíveis de serem usadas na sensibilização de crianças nessa faixa etária e, ao mesmo tempo, de seus respectivos professores.

 

Publicação

“Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Objetivos de Aprendizagem” é uma tradução de edição produzida pela Unesco como material de apoio para os professores e gestores da educação. O objetivo é oferecer um guia para profissionais da educação sobre o uso da Educação em Desenvolvimento Sustentável na aprendizagem para os ODS e, consequentemente, contribuir para a sua realização.

O guia identifica objetivos de aprendizagem indicativos e sugere temas e atividades de aprendizagem para cada ODS. Ele também apresenta métodos de implementação em diferentes níveis, desde a formulação de cursos até estratégias nacionais, oferecendo orientações e sugestões de como os educadores podem adaptar conteúdos a contextos de aprendizagem concretos.

Há um crescente reconhecimento internacional da EDS como integrante de uma educação de qualidade e um elemento-chave para o desenvolvimento sustentável. Trata-se de incluir questões de desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem, tais como a mudança do clima, cuidados com a saúde e a alimentação, a biodiversidade, além do desenvolvimento de uma cultura inclusiva de respeito aos direitos humanos e à diversidade.

Ao discutir essas questões, os indivíduos são estimulados a ser pessoas responsáveis que, ao resolver os desafios, respeitam a diversidade cultural e contribuem para a criação de um mundo mais sustentável.

 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

 


Compartilhe